

Olá
Sou a doutora Carla Minozzo, mas também sou chamada de Tia Carla ou Tia Carlinha.
Sou cirurgiã-dentista, especialista em odontopediatria e também em ortodontia.
Tenho habilitação em sedação com óxido nitroso e capacitação em sedação medicamentosa.
Atendo as mamães gestantes, os bebês, as crianças e os adolescentes.
Sou apaixonada por sorrisos, especialmente dos pequenos. Acredito que o sorriso de uma criança é o que há de mais belo e puro no mundo.
Odontopediatria
A odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Atua tanto na prevenção como no tratamento das doenças bucais na infância e adolescência, principalmente doença cárie e doenças gengivais. Exemplos da atuação do odontopediatra: pré-natal odontológico orientações de cuidado com os dentes de leite e permanentes acompanhamento do crescimento e trocas dentárias restaurações tratamento de canal em dente de leite extrações dentárias selantes frenectomia e frenotomia para corrigir língua presa tratamentos reabilitadores e estéticos
Ortodontia
A ortodontia previne, intercepta e corrige as más-oclusões. Proporciona sorrisos alinhados, funcionais e harmoniosos com o rosto de cada paciente. Usa para isso aparelhos removíveis, alinhadores invisíveis e aparelhos fixos. Pode ser subdividida em 3 partes de acordo com os objetivos principais do tratamento: preventiva: tem foco na prevenção da instalação de más-oclusões. Inclui incentivo e orientação ao aleitamento materno, remoção de hábitos danosos como chupeta e mamadeira, encaminhamento para outros profissionais, manutenção de espaço. interceptativa: intervém em más-oclusões já instaladas, de forma a evitar que evoluam para formas mais severas. Normalmente realizada em crianças aproveitando o crescimento e desenvolvimento. corretiva: visa alinhar os dentes, posicioná-los adequadamente nas bases ósseas e engrená-los para favorecer uma boa função mastigatória. Além de proporcionar mudanças no rosto tornando o perfil mais harmônico com o sorriso.
Sedação com óxido nitroso
O óxido nitroso é um gás anestésico leve, também conhecido como gás hilariante, gás do riso ou ainda cheirinho. É utilizado no consultório odontológico misturado ao oxigênio. É ofertado através de uma máscara a qual fica posicionada sobre o nariz do paciente do início ao fim do tratamento. Vantagens e benefícios de usar o óxido nitroso: Proporciona sedação leve, sensação de bem estar, relaxamento da musculatura, diminui a ansiedade e o medo, aumenta o limiar de dor, permite que o paciente colabore com o tratamento. Tem ação com início rápido assim como o término dos efeitos. É a técnica mais segura de sedação, pois sempre é ofertado junto com o oxigênio, numa porcentagem superior àquela presente no ar ambiente. É indicado para aqueles pacientes que têm medo e ansiedade no consultório odontológico, porém que conseguem ficar com máscara e que respiram bem pelo nariz. Pode ser usado em qualquer idade, incluindo bebês e crianças. Entretanto crianças muito pequenas, por não terem maturidade e entendimento suficiente acabam muitas vezes retirando a máscara, fazendo com que a sedação não aconteça de forma adequada.
Sedação medicamentosa
Através de medicamentos sedativos, a sedação medicamentosa tem como objetivo diminuir temporariamente a atividade cerebral durante a realização de tratamentos odontológicos. É indicada para: pacientes com fobia odontológica, cujo medo é tão grande que os impede de realizar os tratamentos necessários; bebês e crianças com pouca idade, com pouca capacidade de colaboração e imaturidade cognitiva e psicológica; pacientes com ansiedade em relação ao consultório e aos procedimentos a serem executados; pacientes que precisam de procedimentos mais longos ou mais invasivos; pacientes com problemas sistêmicos pacientes com distúrbios de neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual. Vantagens em usar os sedativos: relaxamento da musculatura; amnésia durante o período da sedação, ou seja, o paciente não vai lembrar o que foi feito nem como foi feito; diminuição da salivação; aumenta a tolerância a dor; favorece a adaptação posterior de crianças ao ambiente odontológico, ajudando no condicionamento e manejo comportamental; proporciona conforto; permite a execução de procedimentos em pacientes não colaboradores; controla parâmetros fisiológicos que normalmente se alteram em pacientes com medo e ansiedade, como frequência cardíaca e pressão arterial; é segura.
Pré-natal odontológico
Pré-natal odontológico é nome dado ao atendimento odontológico da gestante. É recomendado que a gestante passe por pelo menos 3 consultas com o cirurgião-dentista, uma por trimestre gestacional. É dividido em 2 partes: acompanhamento da saúde bucal da mulher gestante e tratamento de condições bucais próprias ou não da gestação; prevenção e educação em saúde bucal, já pensando nos cuidados com o bebê (como por exemplo: orientação sobre o aleitamento materno, introdução de hábitos como mamadeira e chupetas, consumo de açúcar, cuidados com a boca). Benefícios do pré-natal odontológico: proporciona conforto e qualidade de vida ao tratar quadros com sintomatologia dolorosa ou que tragam desconfortos durante a mastigação, fala; sabe-se que algumas condições bucais podem estar associadas com desfechos gestacionais desfavoráveis como desenvolvimento de pré-eclâmpsia, parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso. a gestante já estará informada sobre os cuidados bucais do bebê e tem maior chance de adotar hábitos saudáveis, atuando diretamente na prevenção da cárie dentária e também no desenvolvimento de más-oclusões.